Notícias

Mais notícias

Informam-se todos os cidadãos portugueses que a Sra. Adida para a Segurança Social na Suíça, Dra. Cristina Ribeiro, participará em algumas sessões de esclarecimento sobre temas da Segurança Social Portuguesa.

Estas sessões informativas decorrerão nos dias 24 de fevereiro, no Consulado Geral de Portugal em Genebra e dia 9 de março, com participação na programação da Rádio Arremesso (Rádio Arremesso).

Caso pretenda obter mais informações e esclarecer dúvidas sobre segurança social, relembramos que os atendimentos presenciais decorrem nos dias abaixo indicados. Poderá consultar mais detalhes clicando em cima da localização que pretenda.

 

Vevey- 16 fevereiro

Lausanne -20 de fevereiro

Martigny- 5 de março

La Sarraz -14 de março

Täsch – 15 e 16 de março

As marcações para atendimentos presenciais relacionados com as atividades aqui descritas, deverão ser efetuados por email para: Adido-SS-Suica@seg-social.pt

 

 25 abril pt

No quadro das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a Embaixada de Portugal em Berna promoverá um concerto comemorativo da data, tendo convidado três músicos portugueses a interpretar obras clássicas e também alusivas à revolução.

Este concerto terá lugar no dia 23 de Abril, no Yehudi Menuhin Forum, pelas 19 horas.

Reserve a data e caso queira assistir, obtenha mais informações contactando berna@mne.pt

Nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro, vai ter lugar, em Berna,  a edição de 2024 do evento  “Swiss Cybersecurity Days”, o mais importante evento e a principal plataforma de diálogo e conhecimento no domínio da segurança cibernética que se realiza na Suíça.

 O evento “Swiss Cybersecurity Days” (SCSD) uma organização da BernExpo, este ano sob o mote Shaping Cyber Resilience, oferece uma programação diversificada de apresentações, workshops e mesas redondas de alto nível, bem como uma variedade de expositores da indústria de segurança, nomeadamente representantes da NATO, das Forças Armadas Suíças e da ETH Zurich Space, entre outros.

Nesta edição, Portugal vai participar pela 1ª vez, com um Stand institucional, sem o envolvimento direto de empresas/entidades, com o objetivo de promover o ecossistema tecnológico nacional devido, fundamentalmente, à relevância, notoriedade e protagonismo internacional do setor português das tecnologias da informação.

No âmbito das conferências, Portugal far-se-á representar através do Embaixador de Portugal em Berna, Dr. Júlio Vilela, que falará sobre o tema “e-ID Portugal: virtual relationship between state and population”, no dia 21, às 11h no palco - TechStage.

Para mais informação sobre o evento https://scsd.ch/en/programm

aicep       CSD

A AICEP, Portugal Global, através da sua Delegação em Berna, produziu um estudo sobre o Ecossistema Aeroespacial na Suíça, destacando o setor pela sua contribuição para a inovação, desenvolvimento económico e atividades de investigação e desenvolvimento (I&D).

O estudo por ser consultado aqui:  Ecossistema Aeroespacial na Suíça.

Informa-se que começaram já a ser expedidos para todo o mundo, os boletins de voto que os eleitores residentes e recenseados no estrangeiro, irão em breve receber nos seus domicílios. 

A distribuição na Suíça, envolve 147.531 cartas.

Se está recenseado na Suíça, verifique a sua caixa de correio a partir da próxima semana e exerça o seu direito, seguindo as instruções que constam da correspondência recebida.

A Embaixada de Portugal já notificou os correios suíços para a expedição em curso e importância que os objetos postais sejam distribuídos em tempo.

Recorda-se que a devolução dos boletins de voto nos subscritos facultados, é gratuita para o eleitor por via de uso do sistema de porte pago.

Para mais informações consulte o Portal do Eleitor.

 

smart cities

 

A AICEP Portugal lançou uma campanha sobre as cidades portuguesas inteligentes, que tem como objetivo atrair decisores que tornem as empresas e municípios portugueses, os seus fornecedores de tecnologia e soluções inteligentes.

Os eixos fundamentais da campanha focam os bons exemplos de projetos, empresas e cidades que adotando modelos de gestão inteligente, conseguem melhorar o desenvolvimento das cidades e da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Para mais informações clique na imagem, para assistir ao vídeo promocional, ou consulte: Home | Portugal Makes Sense (portugalglobal.pt)

incm

 

Com a obra Memória de Simeão Boa Morte e Outros Contos Poéticos, o lusodescendente Lourenço Cazarré conquistou a 5.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, promovido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, e dirigido a lusodescendentes e a portugueses a residir no estrangeiro.

O júri do Prémio, composto por Luís Filipe Castro Mendes (presidente), Martina Matozzi e Paula Mendes, justifica a distinção do trabalho assinado por Cazarré «pela criatividade e capacidade de invenção dos seus contos, que estabelecem diálogos singulares com grandes obras da literatura de língua portuguesa, de modo sempre poético, mas também irreverente».

Neto de portugueses naturais de Cinfães, Paulo Cazarré nasceu, em 1953, no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, é jornalista e autor de mais de 40 livros, entre coletâneas de contos (Enfeitiçados Todos Nós, A Arte Excêntrica dos Goleiros, Exercícios Espirituais para Insônia e Incerteza e Noturnos do Amor e da Morte), romances (A Longa Migração do Temível Tubarão Branco, Kzar Alexander, o Louco de Pelotas e O Soldado amarelo) e novelas juvenis (A Guerra do Lanche, Nadando contra a Morte, A Fabulosa Morte do Professor de Português e Amor e Guerra em Canudos).

O Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, além de homenagear a figura incontornável e exemplar de Ferreira de Castro, pretende reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas, estimular a participação de portugueses residentes no estrangeiro e lusodescendentes, prestando, assim, às comunidades portuguesas dispersas pelo mundo o justo reconhecimento pelas atividades que desenvolvem nos seus países de acolhimento.

Além do valor pecuniário, o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro contempla ainda a publicação da obra vencedora pela Imprensa Nacional, a chancela editorial da INCM.

Serviços de proximidade

Contactos

Weltpoststrasse 20
CH-3015 Berne
Suíça

031 352 86 68 (Chancelaria)
(+41) 31 560 38 50 (Centro de Atendimento Consular)
berna@mne.pt
https://eportugal.gov.pt/web/centro-de-atendimento-consular/formulario (Centro de Atendimento Consular)
Twitter LinkedIn 
WhatsApp +41 76 816 56 65 (Emergência)

Mais informação

Avisos e eventos

Presenças Consulares

Já se encontram disponíveis as datas para as presenças consulares de 2024.

Consulte aqui.

Urgências

O que são casos urgentes e como proceder para atendimento pelos serviços. Consulte aqui.

Ligações úteis

Logótipo Portal Diplomático

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

 aima logo